A legislação brasileira autoriza às empresas tributadas pelo Lucro Real o direcionamento parte do imposto devido à projetos culturais e artísticos, fundos que financiam políticas públicas da criança e do adolescente e do idoso, atividades de caráter desportivo e tratamento do câncer por meio de incentivos fiscais. A empresa não é obrigada, mas pode escolher. A Agronelli escolheu destinar parte do seu imposto devido para projetos e fundos da região.
O Projeto Sertão em Festa foi uma ação do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, com patrocínio da Alta Genetics e realização do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social, pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto promoveu em 2021 eventos com músicas sertanejas de raiz, executadas por um quinteto de cordas, recebeu cerca de 600 expectadores e realizou nove horas de oficinas para 60 participantes, nas cidades de Perdizes, Sacramento e Uberaba.
O Projeto Talentos Cidadania é uma ação que visa a transformação social através da cultura, oferecendo oficinas e apresentações de diversas manifestações culturais em bairros periféricos da cidade de Uberaba. Desde 2018 o projeto já atendeu mais de 1.500 jovens em oficinas de rap, hip hop, street dance, grafite, mixagem de música, skate e na versão 2022 foi introduzido o basquete.